A agricultura é a actividade principal desta Freguesia. Os terrenos que ladeiam Lavandeira são férteis, neles se cultivam o vinho, o azeite, a amêndoa, a maçã entre outras frutas, tudo produtos de grande qualidade. A exploração da cortiça também tem grande tradição. Toda esta actividade relativa ao sector agrícola, tem alguma importância na economia local. Pinheiros, castanheiros e sobreiros, caracterizam a flora local, enquanto que animais de caça tais como, perdiz, coelho e javali caracterizam a sua fauna.

Actualmente na Freguesia existe: um construtor civil, um empresário de electricidade e canalização, um centro de dia, um café/mercearia, uma carpintaria, um taxista, dois pastores, alguma apicultura, vários lagares de vinho, sendo estes particulares, existe também, embora actualmente desactivados, um lagar de azeite e uma azenha.

Têm Escola Primária, edifício Sede da Junta de Freguesia, Cemitério, vários Fontanários, Campo de Futebol que fica à entrada da povoação junto á estrada municipal, um pequeno Nixo de São Frutuoso, situado no largo se São Frutuoso, tendo sido este, em tempos muitos antigos, o primeiro Padroeiro da aldeia, também tem um pequeno parque de merendas situado no largo em frente à Junta de Freguesia.

Nesta Freguesia existem várias fontes, sendo elas: a Fonte Nova, Fonte do Gricho, Fonte dos Navais, Fonte da Devigueira e Fontinha, bem como a que está junto ao Castelo, Fonte do Arco. Estas fornecem água boa para beber e para os animais, sem aditivos químicos ou outros. Tem Lavadouro Público que já não cumpre a sua missão para lavar e preparar as roupas domingueiras, e a dos dias de trabalho.